Invista nos Programas de Qualidade de Vida na sua empresa

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Invista nos Programas de Qualidade de Vida na sua empresa
21/jun/2010
Os resultados das ações trazem benefícios não só para o funcionário, mas também para a empresa.
Programas de Qualidade de Vida, por definição teórica, nada mais é do que a promoção de benefícios que não contemplem o profissional apenas enquanto estiver trabalhando, mas, sobretudo, em sua vida pessoal. Alertar os funcionários sobre os riscos de se cultivar hábitos prejudiciais à saúde, procurando orientá-los a agir de maneira mais responsável e, desta forma, incutir a noção de responsabilidade e autogestão, fazem tais Programas serem essenciais no ambiente de trabalho.
Para Carla Aymar, psicóloga especializada em desenvolvimento humano e organizacional, os principais motivos pelo qual as empresas devem implantar esses tipos de Programas são a diminuição dos problemas de saúde do trabalhador, aumento da produtividade, a redução do número de faltas e ocorrências de afastamento por motivos médicos e, também, a diminuição dos acidentes e lesões de trabalho. “Em geral, essas ações promovem a redução de gastos com substituição de pessoal, assim como auxiliam na melhoria da imagem da instituição junto aos empregados e à sociedade”, acredita Carla Aymar.
Entre os principais benefícios dos Programas de Qualidade Vida, podem-se observar funcionários mais saudáveis, perdendo peso, baixando colesterol e deixando de fumar. “Esses resultados não são benéficos apenas para os funcionários, em termos financeiros, a empresa tem redução significativa de gastos por cada pessoa”, pontua Carla.
Ainda de acordo com a especialista, para por em prática um projeto como esse é preciso, antes de tudo, que a empresa tenha em mente seus valores, que devem ser à base de todo o processo de desenvolvimento. “Eles precisam ser baseados em dois pilares: o primeiro é o do colaborador, que reflete diretamente no cliente, ou seja, o clima, o atendimento e seu bem-estar. O outro ponto é o do próprio acionista. Se ele dá ao colaborador ferramentas e ensina os cuidados que é preciso ter com a sua saúde e com a qualidade de vida, o funcionário terá um melhor desempenho, mais motivação, e, consequentemente, um envolvimento maior com a empresa”, esclarece Aymar.
Os programas são desenvolvidos por segmentos. Para criá-los, é necessário fazer um mapeamento do corpo dos funcionários. A partir daí, desenvolver as ações. O sucesso depende muito mais dos gestores da companhia que do colaborador em si. “Para eles, se o gestor está comprometido, se entende a importância dos programas e participa efetivamente, ele consegue passar os benefícios das ações de uma melhor maneira para seus funcionários”, explica.
Qualidade de vida é percepção de bem-estar. Portanto, adotar programas como esses é assumir que a empresa tem plena consciência de que escolher saúde é aproveitar todo o potencial que seus colaboradores podem apresentar.
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1 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela publicação de um assunto tão atual, realmente este é o novo sentido organizacional, o ser humano dar o que recebe em troca isso é natural... então nada mais racional do que um gestor preocupar-se em dar o melhor para seus colaboradores e este retribuirá com sua melhor colaboação ou seja, efetuando seu trabalho da melhor maneira possivel... infelismente ainda existe empresas que não pensam desta maneira por puro egoismo associado ao capitalismo selvagem que está fadado ao fracasso como os EUA que um dia caiu do cavalo e teve que repensar todo seu sitema politico e social e o pior arcar com os gastos do retrabalho...Não vale a pena trabalhar sem poder viver pra conseguir curtir o que seu dinheiro tão suado pode comprar.
Carlinha,
Você está de parabéns, maravilhoso seu trabalho!
Bjão
Olga Matias

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